link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Logo
OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento
 OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento   
ES
EN
PT
Notícias



Bagas de goji: o elixir da juventude?
[ 2012-05-15 ]

As bagas de goji invadiram o mercado português, em 2011, através das incessantes reportagens televisivas que as anunciaram como as “bagas anti-envelhecimento”. Embora não existam estudos devidamente estruturados que comprovem a suposta forte atividade antioxidante em humanos, estas bagas têm sido vendidas em grande escala. Quanto à segurança do consumo das referidas bagas apenas foi feita advertência de que não devem ser consumidas em quantidade superior a 45 gramas por dia.

Ficou por contar que em 2001 e em 2008 foram publicados dois “case reports” que relacionam diretamente o consumo de chá de bagas de goji com o aumento do efeito de um medicamento anticoagulante – a varfarina. A interação manifestou-se, em ambos os casos, em episódios de risco hemorrágico elevado (INR de 4,1 e 4,97 respectivamente).

Aconselha-se cautela no consumo destas bagas em indivíduos medicados e desaconselha-se o consumo das mesmas a quem tome medicamentos como a varfarina, fenitoína, losartan, fluvastatina, entre outros.

Bibliografia:
Lam, A. Y.; Elmer, G. W. et al. Possible interaction between warfarin and Lycium barbarum L. The Annals of Pharmacotherapy 2001; 35 (10): 1199-1201.
Leung, H.; Hung, A. et al. Warfarin overdose due to the possible effects of Lycium barbarum L. Food and Chemical Toxicology 2008; 46(5): 1860-1862.





Compete QREN European Union