link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Logo
OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento
 OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento   
ES
EN
PT
Notícias



O alho faz parte da nossa alimentação, mas quando consumido em excesso pode provocar hemorragias
[ 2012-06-04 ]

Desde o tempo de Hipócrates que o alho tem sido amplamente utilizado na medicina tradicional devido as suas propriedades antibióticas e antifúngicas, a sua elevada atividade fibrinolítica e inibição da agregação plaquetaria.

A influência do alho na inibição da função plaquetaria nos humanos, através da alimentação, não é ainda certa mas existem alguns casos descritos na bibliografia especializada e vários estudos demostraram que os extratos oleosos e aquosos de alho manifestam uma potente propriedade antiagregante plaquetar.

Caso reportado: Um homem de 87 anos deu entrada no hospital com início agudo de desconforto abdominal com paralisia bilateral completa sensorial e motora dos membros inferiores. Antes da entrada no hospital o senhor tinha boa saúde e costumava trabalhar no seu jardim. No dia da admissão sentiu desconforto abdominal agudo com distensão associada, tomou um antiácido e foi descansar apesar de não ter feito grande esforço físico anteriormente. Aproximadamente 30 minutos depois começou a sentir fraqueza e entorpecimento dos membros inferiores. Afirmou nunca ter sentido dor nas costas.

O senhor negou ter tomado anti-inflamatórios não esteroides, aspirina ou outro medicamento que se saiba produzir sangramento e não tinha história pessoal ou familiar de tendência hemorrágica, no entanto, na semana anterior notou uma tendência anormal a formar hematomas. Não fumava nem tomava bebidas alcoólicas mas consumia em média 4 dentes de alho por dia (aproximadamente 2g) como mediada preventiva de doenças cardíacas.

O exame patológico verificou um hematoma agudo e o tempo de sangramento era 5 vezes mais prolongado que o normal. A hemorragia foi causada por um distúrbio qualitativo, transitório das plaquetas refletido no tempo de sangramento prolongado apesar de uma contagem adequada das plaquetas, devido ao crónico e excessivo consumo de alho.

Bibliografia:
Ken D. Rose, M. D., Paul D. Croissant, M. D., F.A.C.S., Connie F. Parliament, R.N., B.S.N., and Murray B. Levin, M.D. Spontaneus Spinal Epidural Hematoma with Associated Platelet Dysfunction from Excessive Garlic Ingestion: A case report. Neurosurgery 1990; 26 (5): 880-882.





Compete QREN European Union