link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Logo
OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento
 OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento   
ES
EN
PT
Interações Planta-Medicamento

Nesta secção pode encontrar uma lista de casos relatados - publicados - de interações planta-medicamento. Pode também aceder a uma base de dados das ditas interações, que está em permanente atualização.

As interação entre plantas e medicamentos podem ser divididos em dois grupos: Interações farmacodinâmicas e Interações farmacocinéticas.

As primeiras resultam na alteração da capacidade do fármaco para interagir com o seu local de ação pretendido (recetor, por ex.), enquanto as últimas resultam de uma alteração da concentração do fármaco no seu local de ação, nomeadamente, alterações na absorção, na distribuição, no metabolismo e/ou na excreção.
Das interações farmacodinâmicas podem resultar efeitos comuns (aditivos ou sinérgicos), ou efeitos opostos/antagonistas. Poderão ainda surgir efeitos tóxicos diretos, mas imprevisíveis, que ocorrem após doses terapêuticas simples, e são devidos a uma resposta farmacodinâmica ou a um metabolismo idiossincrático.

Cada um destes parâmetros pode ser alterado de diferentes formas, e alguns mecanismos podem afetar mais do que um parâmetro farmacocinético.

Na prática clínica, a polimedicação é comum, e ao que os médicos prescrevem, os pacientes podem ainda adicionar vários medicamentos de venda livre, vitaminas, ervas e alimentos. Todas as substâncias ingeridas têm um potencial de interação.

Como tal, é imprescindível recolher todos os dados disponíveis que validem cientificamente estas interações, de forma a que os mesmos se tornem um apoio efetivo na prática clínica.

Link de interesse: http://www.fda.gov/Drugs/DevelopmentApprovalProcess/DevelopmentResources/DrugInteractionsLabeling/ucm093664.htm#4



Aloe - Aloe vera
Aloe - Aloe vera


Compete QREN European Union